6 mitos sobre as gorduras e o colesterol

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O consumo de gorduras e de colesterol é um tema polêmico e sempre tem gerado polêmica entre os especialistas do campo da nutrição.


Algumas pessoam adotam emagrecedores como o Perfect Caps  para emagrecer, porém acabam desistindo do tratamento antes mesmo de completar o ciclo total.


Por um lado, estão os que defendem o seu consumo e, por outro, os que o demonizan.


Mas… quem está certo?


Em seguida, uma análise de 6 crenças populares, com seus respectivos argumentos desmentidos por recentes evidências científicas. O Mito ou realidade?


1. Os alimentos com gordura engordam


Geralmente, uma pessoa com excesso de peso ou obesos apresenta uma acumulação de gordura abaixo da pele, responsável pelo aspecto “inchado” da mesma.


Portanto, seria lógico afirmar que a maior consumo de gordura, maior acúmulo no organismo e, portanto, mais quilos em nosso corpo.


Muito óbvio, né?


Pois o certo é que o tema não é tão simples como parece.


Você sabia que os alimentos ricos em gordura têm um grande efeito de saciedade? Em outras palavras:


Provocam uma sensação de preenchimento que nos impulsiona a comer menos calorias provenientes de outros alimentos.


De fato, muitos estudos têm comprovado a eficácia das conhecidas dietas LCHF (baixas em hidratos de carbono e ricas em gordura) na hora de perder peso, por isso que o consumo de gordura não significa necessariamente um aumento de peso (1).


Mas isso não é tudo…


As dietas LCHF oferecem muitos outros benefícios à nossa saúde, entre os que encontramos um aumento do colesterol “bom” e uma contribuição para a perda de gordura abdominal (2).


Realidade: Existem evidências científicas que provam que uma alimentação rica em gorduras, não provoca um aumento de peso, mas sim todo o contrário.


2. As gorduras saturadas aumentam o risco de doença cardíaca


Durante muitos anos, o consumo de gorduras saturadas tem estado relacionado com doenças cardiovasculares e risco de colesterol.


Mas existem estudos ou testes que confirmem esta suposta relação?


Diversos estudos recentes têm desmentido essa informação e são desvinculado totalmente das gorduras saturadas e do colesterol e doenças cardíacas.


Ao falar de colesterol, há que ter em conta que o colesterol LDL não é realmente o “mau”.


Existem dois tipos de colesterol LDL:



  • Partículas LDL densas e pequenas: maligno.

  • Partículas LDL grandes: benigno.

Na verdade, o colesterol LDL denso e menor é o associado com doenças cardíacas e verifica-se que as gorduras saturadas aumentam o colesterol LDL grande.


Ou seja…


Os efeitos das gorduras saturadas e em colesterol acabam sendo irrelevantes.


Além disso, foi demonstrado que o consumo de gorduras saturadas aumenta o colesterol HDL, o “bom”, e não se descobriu uma associação direta com o aumento do risco de doenças cardíacas.


Realidade: Existem evidências científicas que provam que as gorduras saturadas não contribuem para um aumento ou os níveis de colesterol LDL nocivos ou do risco de doenças cardíacas.


3. Os alimentos rotulados como “baixos em gorduras” saudáveis


Com a crença popular de que a gordura é prejudicial para a saúde, surgiram uma infinidade de produtos denominados “baixo teor de gordura”.


Mas, atenção!, baixo teor de gordura não significa baixo em calorias.


Na realidade, estes alimentos têm passado por um processo para retirar a maior parte da gordura que contêm e-se-lhes acrescentado outro tipo de substâncias para combater o mau gosto que adquire um alimento sem gordura.


O que aditivos são incorporadas?


Entre os aditivos encontramos uma grande quantidade de calorias, conservantes e, principalmente, açúcar, todas elas substâncias nocivas para a saúde.


Nunca, nunca se esqueça de ler com atenção a lista de ingredientes de todos os alimentos que você compra.


Realidade: Os produtos com baixo teor de gordura estão carregados de substâncias nocivas para a saúde, como conservantes e açúcar, entre outros.


4. O colesterol dos alimentos contribui para o aumento do colesterol “ruim”


Quem já não ouviu falar do ovo e colesterol?


Poderia mencionar qualquer outro alimento rico em colesterol, mas o pobre ovo é aquele que tem carregado (injustamente) com toda a culpa neste processo.


Muito recentemente, vários estudos têm revelado que NÃO há nenhuma relação entre o ovo, ou outros alimentos ricos em colesterol, e o aumento de “mau” colesterol e doenças cardíacas (3).


O ovo é um dos alimentos mais nutritivos que existem, e há fontes confiáveis que desmentem a sua relação com o “mau” colesterol e doenças cardíacas (4).


Realidade:Existem evidências científicas que provam que os alimentos ricos em colesterol, incluindo o ovo não aumenta o colesterol “ruim” e muitos deles fornecem nutrientes essenciais ao nosso organismo.


5. Os óleos vegetais refinados são uma boa opção para cozinhar


Tem certeza de que são uma boa opção para cozinhar?


A maioria dos óleos vegetais possuem um alto conteúdo em ácidos gordos poli-insaturados ómega 6, os quais contribuem para a inflamação, a base de muitas doenças.


É verdade que os ácidos gordos ómega 6 são essenciais para o organismo, mas quando ocorre um excesso, estes se acumulam nas membranas celulares e causar inflamação (5).


E ainda há mais…


Após a análise de vários óleos vegetais, um estudo revelou que estes contêm entre 0,56 e 4,2 % de gorduras trans, responsáveis pela obstrução das artérias (6).


Realidade: Existem evidências científicas que provam que os óleos vegetais refinados são prejudiciais para a saúde, devido a seu alto conteúdo em gorduras poli-insaturadas ômega 6 e gorduras trans.


6. As gorduras trans e gorduras saturadas são tão prejudiciais


As gorduras trans não são o mesmo que as gorduras saturadas.


O que são gorduras trans?


Também conhecidos como gorduras hidrogenadas, gorduras trans são gorduras insaturadas que passam por um processamento chamado hidrogenação, durante o qual deixa de ser gorduras insaturadas em gorduras saturadas e do estado líquido ao estado sólido.


Para que se utilizam as gorduras trans?


O objectivo principal destas gorduras é prolongar a vida útil dos alimentos ou adicionar sabor ao produto.


São encontrados em alimentos fritos, salgadinhos, produtos de confeitaria (bolos, pães, biscoitos) e refeições preparadas e em alguns produtos lácteos ou carnes.


Por que são nocivas as gorduras trans?


Reduzem o HDL-colesterol e aumentam o LDL e os triglicerídeos, além de contribuir para a inflamação e a resistência à insulina (7), (8).


Realidade: As gorduras trans são gorduras que foram alteradas com o objetivo de alterar a sua composição e torná-los mais duráveis, resistentes e adicionar sabor aos alimentos.


Miriam Neto, Nutrição Sem Mais